Caso - ISO 9001 desmistificada

O cliente
A certificação da empresa tinha sido, de certa forma, um projecto traumático que tinha demorado vários anos, com sucessivos consultores, com muita burocracia, com muita rigidez, com sucessivos responsáveis da qualidade triturados pelas dificuldades.
Quando em 2011 o mercado interno “parou”, uma das decisões da empresa foi deixar cair a certificação da qualidade.

O desafio
Em 2013, por forte pressão de um cliente importante, a empresa teve de se comprometer a recuperar a certificação num prazo muito curto.

A abordagem/estratégia
Selecção de uma equipa de projecto, por parte da empresa.
Realização de uma acção de formação interna para a equipa de projecto com o intuito de desmistificar a ISO 9001. A acção serviu para:

  • esclarecer dúvidas;
  • procurar alternativas para o que a empresa considerava rígido ou pouco aplicável; e 
  • formar os novos elementos da empresa que nunca tinham tido contacto com a norma.

Simplificação do mapa de processos da empresa.
Redução drástica da quantidade de procedimentos e do conteúdo de cada um.
Redução drástica da quantidade de indicadores que existiam mas não eram calculados nem monitorizados.
Realização de auditoria interna para afinação final.

Resultados
Em apenas 4 meses a empresa recuperou o seu sistema de gestão da qualidade, submeteu-se a uma auditoria de re-certificação, obteve a certificação que mantém até hoje com auditorias internas anuais.

Regressar.