Melhoria da qualidade

O cliente
Uma empresa que se dedica à injecção de peças plásticas para clientes que detêm a posse dos moldes e a concepção das peças. Os clientes são muito exigentes e esperam dos fornecedores: um preço muito competitivo, o cumprimento rigoroso dos prazos de entrega e entregas sem defeitos.

O desafio
A empresa tinha um tempo de paragem das máquinas muito elevado. O desafio passava por reduzir esse tempo.

A abordagem/estratégia
Uso da metodologia Juran para melhoria da qualidade.
Definição do projecto.
Análise de sintomas.
Formulação de teorias.
Identificação da(s) causa(s) raiz.
Solução da(s) causa(s).
Formulação da solução.
Concepção do sistema de controlo.
Tratamento da resistência.
Teste da validade.
Normalização dos resultados obtidos.

Resultados
Redução em cerca de 30% do tempo de set up de um molde, principal motivo de paragem, com investimento mínimo, porque se foi ao âmago do problema.